Papa brasileiro já foi eleito, mas recusou assumir 1e2mo

Reprodução

Existe uma grande expectativa para que finalmente um Papa brasileiro possa ser eleito neste conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco, mas um brasileiro já foi eleito para o cargo. 1i3m4h

A história foi relembrada pelo historiador Frei Betto, que contou que em 1978 o cardeal Aloísio Lorscheider foi o primeiro a receber mais de 2/3 dos votos, sendo eleito o novo Papa.

Assim que a votação terminou, os cardeais fizeram o rito necessário após a eleição e perguntaram a ele se aceitava o cargo. Foi então que ele surpreendeu a todos e negou ser o novo Papa.

Aloísio Lorscheider disse que não poderia assumir o cargo por motivos de saúde, uma vez que já tinha oito pontes de safena.

Poderia acontecer uma nova votação nele, até que ele eventualmente aceitasse assumir. Por causa disso, o cardeal que poderia ter se tornado o primeiro Papa Brasileiro, articulou com os outros colegas uma mudança em seus votos.

Ele usou sua influência para convencer os cardeais latinos e africanos a votarem em Wojtyla, que acabou se tornando o Papa João Paulo II.

Aloísio Lorscheider faleceu dois anos após João Paulo II, em 23 de dezembro de 2007.

Por que cardeal brasileiro recusou? 2yi4j

Antes da eleição de João Paulo II, o Papa João Paulo I ficou apenas 33 dias no cargo e um novo conclave precisou ser feito menos de um mês depois.

Por já ter oito pontes de safena, ele temia que poderia não viver por muito tempo e o drama se repetisse.