Na manhã desta sexta-feira, 25, o ex-presidente Fernando Collor de Melo foi preso no aeroporto de Maceió, em Alagoas, quando se preparava para pegar um voo para Brasília às 4h. 6u6pv
Além de ex-presidente e político influente, Collor também é dono da afiliada da TV Globo na capital de seu estado, a TV Gazeta. Ou pelo menos era.
O canal de TV, que segue em recuperação por causa das altas dívidas, pode ter seu contrato rescindido com a Globo muito em breve. Neste ano o grupo conseguiu uma liminar para não ter de renovar o contrato com a emissora de Collor.
Globo, TV Gazeta e Collor 74h67
A TV Globo decidiu encerrar sua parceria de 48 anos com a TV Gazeta de Alagoas, afiliada controlada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello.
A decisão foi motivada por preocupações com a imagem da emissora, especialmente após a condenação de Collor por corrupção e lavagem de dinheiro, que envolveu o uso da TV Gazeta para recebimento de propinas em contratos da BR Distribuidora
A tentativa da Globo de romper o contrato enfrentou resistência judicial. Em 2024, a TV Gazeta conseguiu uma liminar que obrigava a manutenção da afiliação até 2029.
No entanto, em março de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar permitindo que a Globo encerrasse a parceria.
Collor deve perder a Globo 64x6t
Como o contrato tentava ser rompido exatamente por causa dos grandes processos judiciais de Collor, condenado, agora com sua prisão este pode ser um argumento ainda mais forte para conseguir lhe tirar do negócio.
A decisão da Globo de encerrar a parceria com a TV Gazeta de Alagoas reflete uma tentativa de preservar sua imagem diante de escândalos envolvendo seu afiliado.