Uma das maiores reviravoltas do futebol brasileiro surpreendeu os torcedores de futebol na noite desta segunda-feira, 19, quando o dono da SAF do Atlético, Rubens Menin, foi denunciado pelo Cuiabá no Banco Central. 2k4k5n
Tudo aconteceu por causa de uma dívida que o Galo mantém referente à contratação do atacante Deyverson, realizada em 2024. O Galo está devendo R$ 5 milhões e atrasou os pagamentos. Agora não quer pagar juros.
Sem receber os valores devidos e se vendo sem alternativas, além de mover um processo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, o Cuiabá decidiu tomar uma medida drástica.
Como Rubens Menin também é dono de um banco, o Inter, e em teoria donos de bancos não podem deixar de pagar dívidas por controlarem dinheiro de milhões de pessoas, o Cuiabá viu nisto uma forma de tentar obrigar o clube a cumprir seus compromissos.
Cuiabá denuncia Rubens Menin 4p3b65
Segundo o presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, a denúncia solicita que o Banco Central avalie a situação econômico-financeira de Menin, que também é proprietário de uma instituição financeira.
O objetivo é verificar se as dívidas acumuladas pelo Atlético-MG e suas empresas controladas podem comprometer a conformidade exigida de controladores de bancos no país.
A denúncia se baseia em dispositivos do Conselho Monetário Nacional que condicionam a autorização de funcionamento de instituições financeiras à análise da capacidade financeira e da idoneidade de seus controladores.
O Cuiabá entende que o ivo da Galo Holding pode impactar negativamente a governança, a liquidez e a integridade do banco controlado por Menin. Apesar da denúncia, as ações do Banco Inter na bolsa apresentam uma leve alta de 0,5% nesta terça-feira, 20.
Atlético em crise financeira h6jq
O clube chegou a ficar um mês com salários e direitos de imagem atrasados há algumas semanas, evidenciando que sua saúde financeira está em crise.
Além do problema com salários, o Galo agora pode ver seu dono enfrentando problemas por causa de pagamento por jogadores. Em nota, o Atlético disse que considera “imprópria” a denúncia:
“O Atlético considera imprópria qualquer medida que possa vir ser adotada pelo Cuiabá relativa ao Atleta Deyverson fora do âmbito da CNRD, foro eleito pelas partes para a discussão sobre o caso.
O Atlético reitera seu compromisso com o cumprimento de suas obrigações e aguarda, com serenidade, a deliberação da CNRD, embora lamente a postura constante adotada pelo Cuiabá, que não contribui para o diálogo entre as instituições.”