Dependência Emocional: Como a Terapia Cognitivo-comportamental pode ajudar a reconquistar autonomia? 2q2n6n

Reprodução

A dependência emocional é uma realidade silenciosa que afeta muitas pessoas em diferentes tipos de relacionamentos. Trata-se de uma condição na qual o bem-estar e a autoestima de alguém ficam atrelados à presença, aprovação ou atenção de outra pessoa. 4i5d53

Isso pode gerar uma série de prejuízos emocionais, como medo constante de rejeição, insegurança, ciúmes excessivos e dificuldade para tomar decisões de forma independente. Em casos mais graves, a pessoa pode permanecer em relacionamentos tóxicos por medo de ficar sozinha.

Embora seja um padrão difícil de lidar, é possível transformá-lo. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se mostrado uma abordagem eficaz para auxiliar nesse processo de mudança. A TCC parte do princípio de que nossos pensamentos influenciam diretamente nossas emoções e comportamentos. Assim, quando identificamos e modificamos pensamentos disfuncionais, conseguimos alterar a forma como nos sentimos e agimos.

No contexto da dependência emocional, pensamentos como “sem essa pessoa, eu não sou nada” ou “não consigo ser feliz sozinha” são comuns. Na TCC, esses pensamentos são chamados de automáticos e muitas vezes estão ligados a crenças formadas ao longo da vida. O trabalho terapêutico consiste em questionar essas ideias e substituí-las por outras mais saudáveis e realistas, como “eu sou capaz de encontrar felicidade dentro de mim” ou “minha autoestima não depende da aprovação de ninguém.”

Além de modificar padrões de pensamento, a TCC também oferece recursos práticos para o fortalecimento da autoestima e da autonomia emocional. O paciente aprende a reconhecer suas qualidades, estabelecer limites saudáveis e valorizar sua individualidade — fatores fundamentais para construir relações mais equilibradas.

Reconhecer que há um padrão de dependência emocional é o primeiro o para a mudança. Com acompanhamento psicológico adequado, é possível recuperar a conexão consigo mesmo e desenvolver uma forma mais saudável de se relacionar, baseada no amor-próprio e no respeito mútuo.

Se você se identificou com esse tema, saiba que você não está sozinho(a) — e que há caminhos possíveis para o equilíbrio emocional e a liberdade interior.

Psicóloga Luiz Malta 6z3w3t

Sou a psicóloga Luiza Malta, com enfoque na Terapia Cognitivo-Comportamental. Ajudo centenas de pessoas que se importam com saúde mental em Belo Horizonte e ao redor do mundo, presencialmente e virtualmente.

Se quiser entrar em contato, pode fazer pelo Whatsapp (clicando aqui), ou pode me seguir no Instagram para acompanhar conteúdos de saúde mental e bem-estar.

Luiza Malta
Luiza Malta Messias é psicóloga com enfoque na Terapia Cognitivo-Comportamental, especializada em práticas de mindfulness, inteligência emocional e meditação voltadas para o tratamento da ansiedade e a promoção de hábitos saudáveis.