Nikolas Ferreira não será candidato a governador de Minas 374026

(Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Nikolas Ferreira está em um momento de prestígio e de altas expectativas para o ano que vem, quando deve se candidatar a uma reeleição. 4c263i

Hoje ele é o principal puxador de votos do PL e só com seus mais de 1 milhão de votos em 2022, conseguiu eleger, também, mais seis deputados por Minas Gerais.

E isso interessa mais ao seu partido do que uma candidatura ao governo de Minas em que, em tese, ele teria poucas chances de vencer.

Mas na política nem tudo pode ser o que parece ser. Isso por que de tempos em tempos pesquisas eleitorais são divulgadas e ter seu nome entre os principais traz um ganho político gigantesco. Mostra poder. E poder significa barganha.

Portanto a estratégia é manter o deputado como um possível candidato, ter seu nome forte e trocar o apoio por alguma grande promessa no ano que vem.

Por exemplo, o PL poderia trocar a candidatura de Nikolas pela posição de vice em outra chapa. A negociação também pode envolver uma troca. O partido apoia algum candidato em Minas enquanto esta legenda apoiada faz o mesmo em outro estado.

Valdemar da Costa Neto nega candidatura de Nikolas Ferreira 1i45p

Se a ideia fosse pra frente, o presidente do PL não daria entrevista colocando em dúvida a possibilidade do jovem deputado ser o candidato no estado.

“É importante ele ter mais experiências para chegar ao Poder Executivo”, disse Valdemar, em entrevista à CNN Brasil, sobre ter Nikolas como líder da chapa no estado.

Votos não são garantidos 554665

Os votos para deputado costumam ser voláteis. Em Minas, por exemplo, Mauro Tramonte teve mais de 500 mil votos em uma eleição e cerca de 100 mil na próxima.

Filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro também sentiu este efeito. Enquanto em 2018 foi o mais votado do Brasil, com quase R$ 2 milhões de votos, em 2022 caiu para 741 mil.

Por isso o resultado anterior de Nikolas não garante, necessariamente, que ele terá êxito na próxima. Mas uma coisa fica clara, as chances dele ser candidato ao governo de Minas quase não existem.