O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 22, durante visita do ministro do Turismo, Marcelo Freixo, que no ano que vem jornalistas estrangeiros serão trazidos para conhecerem o Carnaval de Belo Horizonte. 6k6s11
É comum que governos paguem viagens para jornalistas conhecerem outros países e publicarem sobre a experiência em seus respectivos países a fim de promover a nossa festa em outros lugares do mundo.
“Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante e sustentável”, afirmou o ministro no Mercado Central.
Segundo ele, o objetivo é mostrar ao mundo que o Brasil tem outros destinos turísticos além das praias do Rio de Janeiro e destacar nossa culinária, que é uma das melhores do mundo:
“O turismo cada vez mais é uma relação de experiência. O Brasil não é só sol e praia. É gastronomia, é cultura e é natureza, que são três elementos muito fortes em Belo Horizonte. É um potencial muito grande e, sem dúvida, uma oportunidade de colocar BH no mundo e fazer com que esses turistas internacionais venham para cá”, seguiu Freixo.
O prefeito da capital, Álvaro Damião, ressaltou que nossa folia é a mais segura do Brasil:
“Sim, eu vou fazer ecoturismo em Belo Horizonte. Sim, eu vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei qual é a história do clube da esquina, porque nós vamos ter o nosso museu no bairro Santa Tereza. Sim, Belo Horizonte vai voltar a ser a rota cultural nacional e internacional”, garantiu Damião.
Belo Horizonte sendo promovida no exterior 6y3j4p
Somente nos primeiros quatro meses de 2025 a Embratur promoveu Belo Horizonte (MG) na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, em janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, em março, e na Galeria Visit Brasil Paris, na capital sa, em abril. O espaço-conceito elaborado pela Embratur e pelo Sebrae focou na promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO e incluiu nas experiências, as cidades históricas de Minas.