Em mais uma tentativa de ampliar a adesão à vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quarta-feira (21) uma ação especial na Estação Santa Efigênia do metrô, na Região Leste da cidade. 5y6v6y
A iniciativa, feita em parceria com o Metrô BH, disponibilizará 300 doses da vacina, das 9h às 16h, ou até que o estoque se esgote. Qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade poderá se vacinar, desde que apresente documento com foto, F e cartão de vacina.
A mobilização é mais uma tentativa de reverter os baixos índices de cobertura vacinal registrados na capital mineira. Até agora, BH imunizou apenas 42,4% do público-alvo, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Os dados mais preocupantes estão entre as crianças (22,8%) e gestantes (22,9%), que figuram entre os grupos prioritários com menor adesão. A cobertura entre idosos está em 49,2%.
Segundo Thaysa Drummond, subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, o avanço registrado durante o Dia D da vacinação e a abertura de centros de saúde aos sábados ainda não foi suficiente. “As vacinas são seguras, testadas e essenciais para reduzir o risco de complicações da gripe, especialmente nos grupos mais vulneráveis”, alertou.
Vacinas trivalentes: proteção reforçada 5b3l5c
A vacina oferecida pela rede pública é trivalente, protegendo contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B — as principais cepas em circulação neste ano. Embora a gripe seja frequentemente subestimada, ela pode evoluir para quadros graves, especialmente em pessoas com imunidade comprometida, crianças pequenas e idosos.
Onde se vacinar em BH 3m6s1l
Além da ação no metrô, a vacina está disponível de forma gratuita em todos os 153 centros de saúde da cidade, além do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e postos extras temporários, que podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.