A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), inaugura nesta quinta-feira (15) 13 novos leitos pediátricos de enfermaria no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG). 11412
A iniciativa integra as ações do Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias, desenvolvido para reforçar o atendimento durante o período de sazonalidade respiratória infantil.
Com os novos leitos, a capital mineira a a contar com 43 vagas adicionais voltadas ao atendimento pediátrico. Além da abertura dos 13 leitos em um espaço adaptado — um auditório transformado em área assistencial —, o hospital também irá ampliar sua enfermaria pediátrica com mais 15 leitos de cuidado intermediário, destinados a crianças em situação clínica mais grave.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação da estrutura eleva a complexidade do cuidado prestado e é parte de uma articulação com hospitais da rede SUS-BH.
O que dizem as autoridades 285x25
O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, elogiou a rapidez da parceria:
“Agradeço à Feluma pelo esforço e agilidade com que atendeu ao nosso pedido. Em tempo recorde, foram feitas adequações estruturais que demonstram a força do SUS e a nossa busca diária por ampliar o cuidado com a população.”
Balanço de novos leitos 6t2eg
Até o momento, foram abertos:
- 20 leitos pediátricos no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB)
- 10 leitos no Hospital da Baleia
- 13 leitos no Hospital Universitário Ciências Médicas
As ações continuam em andamento, com negociações para aumentar a capacidade hospitalar da rede pública em outras unidades parceiras.